domingo, 31 de janeiro de 2010

Swami Sivananda escreveu muitos livros ao longo de sua vida, entretanto apenas um continua sendo editado no Brasil. “O poder do pensamento pela Ioga” é um livrinho pequeno, em que ele enfatiza a importância do pensamento na nossa saúde, nos nossos relacionamentos, na formação do nosso caráter e até na determinação do nosso destino. Repetidamente Sivananda enfatiza que devemos vigiar os nossos pensamentos, ter apenas pensamentos positivos, úteis, puros.
Os pensamentos são matéria da Yoga, pois deles é feita a mente, que tentamos controlar, por isso no livro ele dá várias técnicas para concentração e controle dos pensamentos, visando à eliminação total destes e da mente para, finalmente, atingir o Samadhi.
Fica a dica de leitura – e de livro de cabeceira para yogis – e uns trechinhos para inspiração:
“Amigo e inimigo, virtude e vício, existem apenas na mente. Cada indivíduo cria um mundo de bem e de mal, de prazer e de dor unicamente com sua própria imaginação. O bem e o mal, o prazer e a dor não estão nos objetos.”
“Cada pensamento é um elo na ilimitada corrente de causas e efeitos, forjado de desejo, pensamento e ação. Um desejo estimula um pensamento; o pensamento incorpora-se numa ação. A ação constitui a trama do destino. Você semeia uma ação e colhe um hábito; um hábito semeado resulta em caráter. Semeie um caráter e colherá um destino. Pelo poder do pensamento você mesmo é que faz seu destino.”
“O pensamento faz o homem; o homem, a civilização. Por trás de todas as descobertas e invenções, de todas as religiões e filosofias, de todo projeto para salvar ou destruir vidas, está o pensamento. Como construir uma nova Civilização? Gerando uma nova força de pensamento.”

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Template by:
Free Blog Templates