quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

O que é Hatha Yoga

Algumas pessoas me perguntam qual yoga praticar. Pra tentar ajudar um pouco, neste post vou falar sobre a Hatha Yoga. Outros posts nessa linha virão. Aguardem.
A Hatha Yoga foi usada na Índia para purificar o corpo físico, liberar o corpo e a mente de tensões profundas, acordar a fonte de energia interior (Kundalini) e direcioná-las aos centros energéticos mais elevados do cérebro, expandindo assim a consciência pessoal e trazendo a conscientização de Deus. Hatha Yoga é saúde. A prática de asanas controla as emoções, produz paz mental, distribui o Prana através do corpo e dos diferentes sistemas, ajuda na manutenção do funcionamento saudável dos órgãos internos, proporciona massagem interna aos órgãos abdominais.
“Ha” e “Tha” significam a união do sol e da lua, referem-se à naddi ida e naddi pingala (canais energéticos), que devem ser purificados para melhor canalizar a energia em direção às células cerebrais, e também referem-se ao equilíbrio entre opostos.
A prática é formada, resumidamente, por:
1- Sat-Karma: seis sat-kryas:
· Neti para limpar os sinos nasais;
· Basti para limpar o intestino grosso quando há constipação;
· Dhauti para limpar o estômago;
. Nauli, limpeza através de movimentos abdominais;
· Kapalabhati limpa os naddis (existem 72 mil pelo corpo), que são canais sutis de energia;
· Trataka para desenvolver a concentração, por olhar fixamente para um ponto.
2- Asanas: trabalham com a flexibilidade da coluna e a purificação do líquido espinal. Acredita-se que muitas doenças, inclusive mentais, podem ser curadas pela Hatha Yoga, equilibrando a energia, as glândulas, o sistema simpático e o parassimpático.
3- Pranayamas: Prana = energia vital, Yama = controle ou expansão. É o controle da respiração ou controle do Prana.
4- Bandhas: para localizar a energia e bloquear os canais em nosso corpo.
5- Mudras: canalizar a energia de maneira adequada e assim obter mais relaxamento e mais consciência.
6- Pratyahara: concentração.
7- Meditação.
8- Samadhi (Hatha Yoga leva à Raja Yoga).
É uma prática, em geral, bastante tranqüila. A idéia é permanecer nos asanas de forma confortável e estável, controlando a respiração e concentração. Ideal para quem procura um exercício para relaxar, para obter mais calma e saúde. Experimente.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Template by:
Free Blog Templates