quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Mas afinal, o que é Yoga?

Yoga significa união, junção.



A definição de Yoga aparece logo no segundo enunciado do Yogasutra de Patanjali, livro clássico básico de Yoga: ‘Yoga é a supressão dos movimentos da consciência’. Patanjali definiu yoga pelo seu objetivo final: samadhi, sinônimo de nirvana e moksha, ou integração, ou seja, é um processo que visa à união do ser individual com o ser Absoluto, atemporal e incondicionado; e também, é o estabelecimento do domínio sobre a totalidade dos processos da consciência.

Yoga, segundo Sri Swami Sivananda, “é o processo pelo qual a igualdade da alma individual e da alma suprema é realizada pelo yogi. No sentido comum, yoga refere-se a Karma Yoga (Yoga do serviço desinteressado), Bhakti Yoga (Yoga da devoção, amor), Raja Yoga (a ciência do controle físico e mental; meditação), Jñana Yoga (Yoga do intelecto, sabedoria), Hatha Yoga (Yoga do equilíbrio, do Sol e da Lua), Mantra Yoga, Laya Yoga ou Kundalini Yoga (a dissolução do ser em sua causa primeira). Em sentido restrito, significa apenas Astanga Yoga (Yoga das oito partes) ou a Raja Yoga de Patanjali. A palavra também é aplicável, num sentido secundário, a todos aqueles fatores e práticas que conduzem à aquisição final ou realização da Yoga, assim como aquelas que indiretamente levam a liberdade final ou perfeição.”

A Yoga, na verdade, resolve a ignorância que nos faz crer que ‘o espaço fora da sala é diferente do de dentro da sala, pois essa está separada por paredes’. Nós podemos estar delimitados pelo corpo físico, pelo corpo sutil (ligado aos cinco órgãos sensoriais, aos cinco órgãos de ação, aos cinco pranas - energias -, à mente e ao intelecto) e pelo corpo causal (que é o ego ou ahamkara), mas não somos diferentes de tudo que nos envolve. Se colocarmos o corpo humano no microscópio veremos que no interior dos átomos, de que somos formados, só há energia. Tudo é energia, ou, se preferir, tudo é Deus, seja lá qual nome você dê a Ele.

Tem coisa mais consoladora do que saber que já somos perfeitos, que todos somos Deus? Ao olhar para meu semelhante, amigo ou não, pensando que, lá no fundo, mesmo coberto por egoísmo, maldade, ganância, o que seja, há um Deus, como posso agir com violência contra ele? É disso que esse mundo precisa, e é também o que todas as religiões pregam: amor ao próximo e a Deus. Você, que está lendo este post, é perfeito. Acalme sua mente e eleve os pensamentos, siga a sua religião com devoção, faça bem ao próximo e tenha sempre consciência de que você não é seu corpo, não é sua mente.

1 comentários:

Anônimo disse...

Muito legal este blog e este post.

Eu gostaria, definitivamente, de começar com a yoga pois quero aprender a técnica de respiração e talvez, ver um lugar para praticar a Laya Yoga.

Vc poderia recomendar algum lugar ??

Agradeceria.

Amadeu
amadeus_sp@hotmail.com

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Template by:
Free Blog Templates