quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Sobre Yoga e religião

Yoga pode ser muito chocante para quem vem de outras religiões – praticamente todos nós, ocidentais.

A minha primeira satsanga foi um desses momentos de choque de cultura. Um altar cheio de imagens de homem elefante, peles azuis, seres envoltos por cobras e etc, tem um quê de demoníaco para alguns. Entoar mantras de olhos fechados numa linguagem estranha a fim de manter a mente quieta parece coisa de lunático. Colocar flores e frutas ao pé do altar e depois tomar os alimentos, passar a mão sobre a chama, colocar pasta de sândalo na testa, fazer prostrações... sei lá, sou contra rituais, ainda mais os que não fazem sentido.
Isso é o que deve passar pela cabeça da maioria. Já passou pela minha também. Quando aprendemos o significado de tudo isso, vemos que não é tão estranho assim.

Satsanga significa:
1- Estar sentado ao lado da existência eterna; estar com a mente estabilizada na existência eterna. É um estado de samadhi.
2 – Estar junto com alguém que passe ensinamentos de natureza espiritual e estar de mente receptiva a esses ensinamentos.
3- Reunião de pessoas com o objetivo de elevar a mente àquilo que é de natureza eterna (nível mais básico).
 Assim, ler o livro de grandes sábios é um tipo de satsanga, a satsanga negativa, ou seja, sem a presença. Mas o encontro puro e simples, de forma festiva, não é satsanga, nem no nível mais básico.

A satsanga não tem um formato ideal. No Sivananda Ashram, a reunião é composta por:
· Kirtans de abertura: o Kirtan tem efeito de elevar e purificar a mente.
· Versos de abertura (slokas = versos): são mais antigos e estruturados, mais formais. Tem efeito de estabilizar a mente; os versos mais filosóficos aumentam a concentração.
· Meditação
· Palestra: para reflexão racional sobre os pontos de estudo, para utilidade pessoal.
· Versos de bênçãos para todas as pessoas: para gerar energia.
· Oração universal
· Versos de bênçãos novamente para que possa haver paz, plenitude e felicidade para todos.
· Saudações finais
· Namaskara: é a prostração, abaixar a cabeça ante algo mais elevado. Estimula ajna chackra, o sangue flui para a cabeça irrigando diversas áreas do cérebro.
Namaskara não é submissão, não é humilhação. Ao pensar que existe um aspecto divino em todos os seres evitamos pensar em ser melhor ou pior do que alguém.
· Arati: é a oferenda da chama diante do altar. As oferendas significam o reconhecimento de que existe uma fonte, “isto é seu, estou mostrando que isto vem da fonte e retorna à fonte”. Oferecem-se alimentos, incenso e lamparina com cânfora. A oferenda da chama significa que o conhecimento vem da fonte infinita. A cânfora na etapa final é a entrega do ego, a cânfora não pára de queimar, é uma transformação que não acaba e se espalha por todo o ambiente (como deve acontecer com o ego). Os sinos e a concha servem para tirar os sons do ambiente e afastar vibrações ruins, ajudam na concentração.
· Prasad = alimentos impregnados com mantras: é tomar novamente o reconhecimento do manifestado: passar as mãos sobre o fogo, comer o alimento.

A Yoga não exige que ninguém se torne hinduísta. Pelo contrário, é estimulado que você mantenha sua religião de origem, pois se entende que Deus é único. A forma que você dá a Ele, o nome pelo qual O conhece, os rituais em que acredita, não importa, desde que se respeite a religião dos outros.
Eu fui criada na igreja católica – batizada e catequizada. Estudei e aderi ao espiritismo. Cheguei a freqüentar igreja evangélica – batista e protestante. Já fui a templos budistas. Agora passo a conhecer o hinduismo. E a minha conclusão dessas experiências é que toda religião é válida, assim como toda forma de amor o é. Somos inteligentes o bastante para saber o que é bom pra gente, o que faz bem, e escolher o melhor caminho. A certeza é de que qualquer caminho que inclua o respeito pelo diferente e, especialmente, o amor, é um bom caminho.

Para quem interessar, há uma satsanga aberta ao público toda sexta-feira apartir das 20:00 na Rua Dom Valverde, 108, no Ipiranga. Você será muito bem vindo.

1 comentários:

Anônimo disse...

Oi Andrea!
Vim visitar seu blog =) Gostei bastante!!!

beijos
Camila

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Template by:
Free Blog Templates