sábado, 23 de janeiro de 2010

Filme: Avatar

Quando vi o trailer de Avatar não gostei. Aquele monte de efeito especial me pareceu filme de guerra no espaço ou coisa assim. Depois soube que tinha uma boa mensagem e fui assistir.
Amei. As cores utilizadas, as imagens nas cenas de vôos, a poesia por trás de alguns acontecimentos, tudo é muito lindo e bem feito.

Quem ainda não viu, corra para ver no cinema, porque acho que o 3D - apesar de me revirar um pouco o estômago - é imprescindível para fazer o contraste entre a tecnologia humana e a natureza Na'vi. Tecnologia esta que com certeza teremos num futuro não muito distante (telas de computador 3D e totalmente interativas). Contato com a natureza de forma que não teremos jamais. É triste pensar nisso, pois a relação dos Na'vi com a natureza, com a terra que os nutre, com os animais e com os seus semelhantes é o equilíbrio perfeito. Eles não matam a toa e muito menos ficam felizes em ter que matar. Eles conseguem se conectar com tudo o que é vivo profundamente, um pulsando no outro. Não creio que hoje poderemos voltar a entender e respeitar o nosso planeta desta forma.
Há uma cena, quando o "forasteiro" é aceito entre eles, em que eles formam uma rede em volta do recém agregado. Coisa mais linda, o ideal de ser parte de algo muito maior.
Dá raiva de ser humano. Dá raiva ver como nós destruímos as florestas sem dó nem piedade por pura ambição. Por dinheiro que não é nada comparado a tudo o que poderíamos ter se fossemos menos egoístas. Mesmo assim, saí do cinema feliz.
Entendi o porquê do nome do filme. Segundo a Wikipédia "Avatar é uma manifestação corporal de um ser imortal segundo a religião hindu, por vezes até do Ser Supremo (...) usam o termo para denotar as encarnações de divindades em outras religiões". Budha, Krisha e Cristo são os mais sublimes exemplos de enviados que desempenharam a missão de reconduzir os seres humanos à trilha que leva à libertação. Posso estar viajando, mas o filme é quase um Avatar, guardada as devidas proporções, ele traz uma mensagem de paz e ética, faz com que realmente desejemos ser pessoas melhores.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Template by:
Free Blog Templates