domingo, 31 de janeiro de 2010
quinta-feira, 28 de janeiro de 2010
segunda-feira, 25 de janeiro de 2010
sábado, 23 de janeiro de 2010
quarta-feira, 20 de janeiro de 2010
A Yoga não exige que ninguém se torne hinduísta. Pelo contrário, é estimulado que você mantenha sua religião de origem, pois se entende que Deus é único. A forma que você dá a Ele, o nome pelo qual O conhece, os rituais em que acredita, não importa, desde que se respeite a religião dos outros.
sábado, 16 de janeiro de 2010
Sivananda dividiu a Yoga de Síntese em quatro grandes áreas: Raja Yoga, Karma Yoga, Jñana Yoga e Bhakti Yoga; foi pioneiro na divulgação desses ensinamentos (que antes eram mantidos secretos) e foi muito criticado e combatido por isso. Criou a organização Divine Life Society, cuja sede fica no Sivananda Ashram, em Rishikesh. O logotipo da Divine Life Society simboliza a síntese desses quatro grandes caminhos para a realização em Deus, com os lemas SIRVA, AME, MEDITE, REALIZE.quarta-feira, 13 de janeiro de 2010
domingo, 10 de janeiro de 2010
quinta-feira, 7 de janeiro de 2010
Depois de algumas aulas de Power Yoga e Ashtanga Vinyasa Yoga, passei a experimentar toda sorte de DVD de yoga que eu pudesse alugar:
Bons Fluidos Ioga - aula de Hatha Yoga elaborada pelo Marcos Rojo
Bem-estar e saúde Yoga - com os professores André DeRose e Ana Borella
MTV Yoga - uma aula mais rápida com batidas pulsantes (não gostei muito)
Yoga Integrado Ayur - Filosofia do Bem Viver - da Márcia de Luca, que ensina ásanas para cada tipo de dosha.
E continuam na lista:
MTV Power Yoga
Yoga com Linda Arkin
e aqueles de banca de jornal, pois tenho curiosidade em relação a tudo que diz respeito a Yoga.
Enfim, num desses dias de empolgação em casa com os DVDs, me exibindo um pouco para o meu namorado, dei o melhor de mim na tentativa de sirsásana, sem ter a noção de que eu já conseguia jogar minhas pernas na vertical, e ... caí de costas do outro lado. Apesar do susto e da dor, me senti eufórica. Nossa, então eu já consigo elevar as pernas?! Continuei tentando na parede e consegui me manter alguns segundos sem apoio. Fantástico. Essa constatação me deixou mais confiante em minhas capacidades, vitoriosa por perder um medo de infância e contente como uma criança travessa.terça-feira, 5 de janeiro de 2010
Minha primeira aula de yoga foi em junho de 2009 na Praça Vitor Civita, em São Paulo, onde acontecem aulas gratuitas todo sábado pela manhã. A partir daí resolvi frequentar as aulas de yoga da academia e me tornei assídua.
Cada vez mais imersa nessa filosofia linda de vida, comecei a estudar o assunto. Li "Autoperfeição com Hatha Yoga" e "O que é yoga?" do professor Hermógenes, os quais recomendo a quem está começando a caminhada, pois são livros bem escritos, completos, que dão um bom panorama dessa "ciência" profunda.
As mudanças na flexibilidade, no equilíbrio, na força e, especialmente, na mente, surgiram muito rápido. Com a prática me senti autoconfiante, tanta coisa que eu nunca pensei que seria capaz de fazer!
A yoga me ajudou a passar por um período de luto. Não sei como seria se não estivesse um pouco mais equilibrada.
Me ajudou, também, a tomar uma decisão vital: me aceitar. Passei a me respeitar mais, a me amar e me acolher. Desisti de fazer faculdade, depois de quatro tentativas em quatro cursos diferentes e mais de 5 anos de estudo, pois vi que não preciso de um título para ser alguém, já sou especial.
Conheça a Praça Vitor Civita, que além de aulas de yoga com professores da Bio Ritmo, tem aulas de ginástica gratuitas, exposições, programação de teatro, música, palestras e cursos, num ambiente que é um exemplo de revitalização: http://pracavictorcivita.abril.com.br/#
Para saber mais sobre o trabalho do professor Hermógenes: http://www.profhermogenes.com.br/site/







