quarta-feira, 10 de março de 2010

Concentração

Concentração ou Dharana é focar a mente em um único pensamento. Durante a concentração, os vários pensamentos são coletados e focados no objeto da concentração. A energia toda da mente é concentrada naquela idéia, os sentidos tornam-se quietos. A meditação segue a concentração.
Na minha última aula no curso de formação falamos sobre como concentrar a mente, e eu compartilho um pouco com vocês:
Se você já está calmo, inspirado: sentar e meditar.
Se você está no estado de agitação mental:
  • Observe sua condição mental como uma testemunha;
  • Faça yoganidra (se não estiver com sono ou preguiça);
  • Gaste energia com movimentos mais rápidos, uniformes, sem solavancos (se estiver muito nervoso);
  • Faça pranayamas (kapalabhati para acordar);
  • Solte as articulações para liberar tensões;
  • Sente-se em postura alinhada, mas não rígida. Faça pequenos ajustes durante para não deixar a cabeça cair;
  • Traga a mente de volta ao objeto de concentração sempre que necessário;
  • Dose o tempo de forma a conseguir aprofundar a mente sem sair com o corpo dolorido (cerca de 30 minutos). Deve se sentir em paz e não apático, com ausência de incômodos.
Quando se concentrar em qualquer objeto, evite tensão em qualquer lugar do corpo ou mente. Você não deve lutar com sua mente. Pense gentilmente no objeto de uma maneira contínua, não permita que a mente vagueie.
A mente deve ser treinada inicialmente em objetos grosseiros; mais tarde, pode-se concentrar com sucesso em objetos sutis e idéias abstratas. Escolha objetos com boa associação mental, mantenha a mente pura.
‘Celibato, pranayama, redução do querer e das atividades, solidão, silêncio, disciplina dos sentidos, controle da raiva (...), tudo isso pavimenta um longo caminho para aumentar o poder de concentração’, segundo Swami Sivananda.
No começo, a prática de concentração é desagradável e cansativa, não desista. Para ter mais poder pessoal, devemos reunir os raios mentais que estão divididos em diversas preocupações. Todo bem-estar depende de como está a sua mente, com a mente agitada o estado emocional desestabiliza, o corpo fica tenso e perde-se energia.
‘Quanto mais a mente está fixada em Deus, maior é a força que você adquire. Mais concentração significa mais energia. Concentração é a fonte da força espiritual.'

1 comentários:

DOIDINHA DA SILVA disse...

Adorei seu Blog....
Quero vir mais vezes...

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Template by:
Free Blog Templates