domingo, 26 de setembro de 2010

A meditação Zazen

Em julho comentei aqui sobre um filme que explicava um pouco do Zazen. Hoje fui pessoalmente praticar a tal meditação.
Eu já conhecia a Monja Coen por algumas palestras (Body & Soul 2009) e pelos textos na Prana Yoga Journal. Já sabia que ela é um grande expoente da cultura da paz no Brasil e, poxa, o espaço dela aqui em São Paulo é tão pertinho da minha casa! Aproveitei a companhia de uma amiga e lá fui eu sentar de frente pra parede por 40 minutos.
"A prática do zazen consiste basicamente em sentar-se em uma posição confortável, com a coluna ereta, em períodos de até 40 minutos, intercalados com meditação andando (Kinhin). Durante esse tempo deve-se procurar observar os pensamentos e sensações que surgem, sem buscar reprimi-los, causá-los ou julgá-los. É tradicional o uso de zafu e zabuton como almofadas, na qual o praticante fica sentado".

O Zazen para iniciantes é muito bem explicado, desde o que é a prática até quais mudras usar e como entrar na sala de meditação. Veja em: http://www.sotozencuritiba.org/como_praticar.php
Lá aprendi que a palavra japonesa Zen, vem do chinês Chan, que vem do sânscrito Jhana, ou o  nosso já conhecido Dhyana, a meditação.
A energia do lugar é deliciosa, a meditação fluiu bem logo na minha primeira vez. Gostei tanto que pretendo frequentar aos domingos. Para saber os horários da prática consulte o site: http://www.zendobrasil.org.br/si/site/0300

Ao final da prática o monge que nos guiava leu um texto maravilhoso de Charlotte Joko Beck, sobre o que a prática não é, que se aplica perfeitamente a nossa prática de Yoga. Procurei esse texto na internet, mas não achei. Se alguém o encontrar, me envie, por favor!

Namastê!

1 comentários:

Murilo disse...

Fui nessa sessão de zazen para iniciantes há umas 3 semanas, mas não pude ir nos últimos domingos. É realmente muito gostoso, nem parecia que estava em São Paulo, em uma rua movimentada... Pretendo voltar mais vezes também. Me disseram que as palestras que a monja Coen faz lá nas terças a noite também são interessantes, mas até hoje não pude ir por ser no horário que trabalho. Fica a dica! :)

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Template by:
Free Blog Templates