sexta-feira, 23 de abril de 2010

So Ham Dhyana

So Ham significa ‘Eu sou Ele’.
A meditação So Ham é a meditação que se faz prestando atenção na respiração - pensamos em So ao inspirar e em Ham ao expirar – e no significado.
É o mesmo que a meditação no OM, So Ham é uma forma prolongada de OM.
Pode-se também meditar em Ham Sa, So Ham, que quer dizer o mesmo.

Antes de começar é necessário usar o método Netti Netti – não isso, nem aquilo – pensando Na Ham: não sou esse corpo, essa pessoa, essa mente, essa Fulana de Tal. Sua alma toda deve sentir que você é o Atman que permite todas as coisas, somente então os benefícios dessa meditação são alcançados
Bhava significa que aquele sentimento que está por trás é o mesmo demonstrado, ou seja, não devo pensar que sou o Atman e ao mesmo tempo pensar nos meus problemas. No Atman não há problemas. Afirme e reconheça! Essa é a verdadeira bhava: o que está no meu interior é minha verdadeira essência.
Se for difícil aceitar que é uma pessoa além das classificações e que só falta reconhecer isso, pode-se usar a “teoria da evolução”, que diz que eu tenho que me transformar nessa pessoa boa. Enquanto não aceito que sou Deus, posso pensar que sou uma fagulha Dele e se rezo Ele me ajuda. Então no lugar de So Ham posso usar um Saguna Mantra como Om Nama Shivaya, que traz transformação.
Mas lembre-se, não é a mente que tem limitado você, quem tem te limitado é Avydia, a identificação com a mente.
Se eu quero ser uma pessoa normal, vou me identificar com os veículos de atuação em diversos planos e vou sofrer. Devo pensar diferente, So Ham.
Tente meditar por 24 horas prestando atenção na entrada (Eu sou) e na saída (Ele) do ar.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Template by:
Free Blog Templates