sábado, 24 de abril de 2010

O que é Karma Yoga?

Karma é um termo em sânscrito que significa ação ou atos. O karma é a soma total de nossos atos realizados na vida atual e também nos nascimentos precedentes.
O karma não significa apenas a ação, mas também o resultado dela. A conseqüência de uma ação não é realmente algo em separado, é uma parte da ação e não pode ser dividido dela. Causa e efeito não são diferentes, são apenas dois momentos de um mesmo fenômeno.
O homem tem sua natureza composta por três aspectos complementares: Iccha, desejo ou sentimento; Jnana, conhecimento; e Krya disposição em se fazer algo. Esses três aspectos da natureza humana formam seu karma. O desejo, o pensamento e a ação caminham sempre juntos. São as três linhas trançadas na corda do karma.
O Karma é de três tipos: Sanchita ou ações acumuladas, é a reunião de todos os karmas do passado; Prarabdha ou ações frutificando, é a parcela do karma que é responsável pelo corpo atual, não pode ser evitado ou mudado; e Kryamana ou ações atuais, é o karma que está sendo criado hoje e que valerá para o futuro, também chamado de Agami ou Vartamana, sobre o qual temos livre-arbítrio.
O que o homem semeia ele irá colher. Esta é a lei do karma.
O que o ligará à fenomenal existência ou Samsara não é a ação, mas a idéia do realizar e do prazer em fazê-lo. O karma o prende quando é feito com motivo egoísta, com a expectativa de algo em troca. Mas quando a ação é feita sem qualquer expectativa de recompensas é libertador. O karma transforma-se então em Karma Yoga.
Antigamente, fazer Karma Yoga era repetir mantras diante do fogo – Agnihotra – e outros rituais védicos. Já em aproximadamente 3000 a.C., no Bhagavad Gita, Krishna diz que toda ação feita com Nishkamya Bhava (sem desejo pessoal) é karma: “trabalhe incessantemente. Seu dever é trabalhar, mas não espere os frutos deste trabalho”.
Swami Sivananda ensina que o Karma Yoga é a consagração de todas as ações e de seus frutos ao Senhor, é o serviço desinteressado à humanidade.
A prática de Karma Yoga prepara para a recepção do auto-conhecimento: “O serviço ao próximo é a única maneira de remover as impurezas que existem despercebidas em nossa mente. Servindo ao próximo você purifica seu coração. A idéia de separatividade será aniquilada. O egoísmo será erradicado. Você começará a sentir a união e a unidade, como resultado, obterá o conhecimento de Self".
Na prática do Karma Yoga de Nishkama, não há nenhuma perda de esforço. Não há nenhum dano.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Template by:
Free Blog Templates