segunda-feira, 21 de abril de 2014

Yogasutras de Patanjali

Considerado o texto clássico fundamental do Yoga, os Yogasutras tem diversas traduções e comentários. Por ser o mais antigo e mais importante tratado de Yoga preservado até o presente, você encontrará, facilmente, diferentes livros sobre o assunto, nas mais variadas linhagens e escritos por grandes nomes.
Com a popularização da prática de Yoga, esta disciplina chegou ao ocidente excessivamente voltada às práticas corporais deixando de lado os elementos filosóficos. O estudo dos Yogasutras de Patanjali vem suprir essa falha.
"Os sutras tornam evidente o fato de que o Yoga é uma disciplina que trabalha com a mente, e que o corpo é apenas uma ferramenta adicional para o correto desempenho prático".
Sutras são aforismos e apresentam a característica da linearidade em que cada frase é uma decorrência lógica da anterior com a finalidade de facilitar a memorização, dado o caráter oral da cultura, em que os ensinamentos eram passados de mestre à discípulo para serem memorizados, repetidos e assim preservados.  Cada sutra é um conceito ou corpo de ideias reduzido ao máximo, que representa a síntese das conclusões de determinada teoria e de seus experimentos.
Assim, Patanjali teria sido o compilador desta obra que seria o resumo e o resultado de alguns séculos de debates entre filósofos e praticantes do Yoga.

Um bom livro para iniciar o estudo, na minha opinião, é "Os Yogasutras de Patanjali", traduzidos do sânscrito e comentados por Carlos Eduardo G. Barbosa (disponível na internet). Por dois motivos: por ter sido traduzido diretamente do sânscrito para o português por um conhecedor da língua, evitando erros que podem ocorrer em traduções de traduções; e por evitar longos comentários de cada sutra, o que interrompe a sequência de ideias e confunde mais do explica, em muitos casos.
O autor adota o original sânscrito que contém 196 sutras (existem versões com 194) e os apresenta grafados em sânscrito (no alfabeto original - devangari - e no alfabeto de transliteração adotado internacionalmente para o sânscrito), bem como a tradução para o português, claro.

Os Sutras do Yoga são repartidos em quatro capítulos. O primeiro capítulo apresenta resumidamente todos os requisitos à prática do Yoga, sua natureza geral e sua técnicas. O segundo apresenta os oito passos da realização do Yoga (Yama, Niyama, Asanas, Pranayama, Pratyahara, Dharana, Dhyana e Samadhi), método geral para libertar a alma humana das aflições. O terceiro discorre sobre a meditação e seus resultados. E o último capítulo trata da filosofia e da psicologia do Yoga de maneira geral, e também de seu objetivo final, o Kaivalyam (autorrealização).


"A iluminação de nossa consciência pela realização do Yoga nos traz para perto de nossa fonte espiritual e nos faz sentir a perfeita integração com Deus, com a Humanidade e com todas as forças da Natureza".


I.K. Taimni, outro grande estudioso do assunto, diz que: "Mesmo que o aspirante não possa colocar toda a técnica imediatamente em prática, ele deve dominá-la completamente, pelo menos em seus aspectos teóricos, e, aos poucos, ampliar sua aplicação prática, à medida que seu interesse cresça e sua capacidade aumente. Isso porque a técnica oferece uma ideia geral de todo o campo de trabalho, em todos os seus aspectos, do começo ao fim. Essa é a estrada principal para nosso verdadeiro lar; devemos conhecê-la, pelo menos teoricamente, mesmo que demoremos no percurso e ainda tenhamos um longo caminho a percorrer".

Namaste!


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Template by:
Free Blog Templates