sábado, 12 de abril de 2014

Mais um ótimo livrinho da coleção Viva Melhor da PubliFolha.
Esse especificamente sobre Ashtanga Ioga.


Ashtanga significa oito membros e refere-se à prática delineada nos Yogasutras de Patanjali.

A Ashtanga Vinyasa Yoga baseia-se nos ensinamentos de Sri T. Krishnamacharya, popularizada por Sri K. Pattabhi Jois e, como o próprio livro define, "é uma forma de ioga hatha (física, ou hataioga) que, como outras formas físicas, usa posturas e técnicas de respiração como ponto de partida para alcançar um estado de "ioga" ou "união".(...) A ashtanga ioga é a única no uso de vinyasas (movimentos sincronizados com a respiração), que ligam as posturas de ioga para produzir sequências dinâmicas".

São sequências de posturas que formam séries, das mais básicas até as avançadas A, B, C e D. Quase como coreografias. O livro apresenta a forma básica da série primária.

Antes disso, porém, discorre sobre os três "corpos" do homem, seus koshas (revestimentos), os nadis e chacras, a respiração ujjayi, os bandhas e drishtis mais utilizados na prática e recomendações de segurança. Tudo muito didático.

As posturas são apresentadas passo a passo, com fotos e a explicação dos benefícios de cada uma.

Dá para ler o livro num fôlego só, mas realizar os exercícios ali propostos vai tomar mais tempo. E é bom que seja assim. Num primeiro dia treine a Saudação ao Sol A, no segundo a Saudação ao Sol B, no terceiro aumente as repetições, no quarto faça as duas em sequência, no quinto faça também a sequência em pé... e assim até ficar craque. rs

Eu, que sou sistemática e geração videogame, gosto dessa ideia de seguir um método e evoluir aos poucos (passar de fase). Aperfeiçoando o básico antes de querer virar contorcionista.

Por fim, o autor resume os outros "angas": yamas, niyamas, pratyahara, dharana, dhyana e samadhi, trazendo alguns exercícios simples de meditação.

Livro pequenininho e bem completo.


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Template by:
Free Blog Templates