quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Livros e relacionamentos

"Gostar das pessoas e depois perdê-las, fazer papel de tola, ser magoada, assustar as pessoas e fazer com que fujam, ser atirada demais ou muito distante...". Será que todas as mulheres têm medo disso ou só eu e a Claire, de ‘Melancia’, que somos mais neuróticas?
A dor da perda deve ser o pior tipo de dor que sentimos nessa vida. Por isso os relacionamentos se tornam tão complicados, com tanto medo de sofrer, como sobra espaço para o amor?
Casamentos orientais, como os indianos, que são arranjados pela família dos noivos antes que estes entendam qualquer coisa sobre o assunto, são matéria complicadíssima para a nossa cultura ocidental. Como podem casar com uma pessoa que não amam? Como podem ser devotados um ao outro, que coisa submissa! E se encontrassem suas almas gêmeas?
Mas, cá entre nós, são os casamentos mais fiéis e duradouros. Sim, porque, o amor pode ser desenvolvido, com devoção. Como o amor que desenvolvemos (ou tentamos, no meu caso) por nosso Ishta Devata para a Bhakti Yoga. O difícil é eliminar o ego que criamos e que nos faz ter desejos acima dos de outros, superar o nosso orgulho, ter paciência e fé. Nada simples deixar de acreditar naquilo em que você acreditou a vida toda: "existe a pessoa certa e ela é perfeita pra você. Você não vai precisar perdoar, porque se ela te magoar, não era a pessoa certa, então basta pedir o divórcio!"
Sabe, adoro ler os livros da Marian Keyes. Identifico-me completamente com as neuras e futilidade da literatura ‘chick lit’, infelizmente. O bom é que me faz pensar nessas nossas buscas externas pela felicidade, que são bem perversas, muitas vezes, para nós mesmos.
Sobre relacionamentos, ainda não sei bem em que acredito. Sei que primeiro devo estar feliz e satisfeita comigo mesma, sem ninguém. Mas, poxa, eu sou uma romântica, quero casar e ter filhos!
Enfim, continuo tentando segurar a ansiedade e torcendo pelos finais felizes das minhas heroínas, pelo meu e pelo da Lívia, que teve o casamento mais lindo sábado.
Namastê!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Template by:
Free Blog Templates