quarta-feira, 23 de junho de 2010

Swami Sivananda

Me dei conta que tenho mencionado muito sobre Swami Sivananda neste blog, mas, vocês sabem quem é esse homem extraordinário?
É hora de contar pra vocês um pouco da biografia desse Guru que muito fez, e ainda faz, pela Yoga:
Nascido em 08 de setembro de 1887 em Pattamadai, no sul da Índia, em uma família ortodoxa de santos, sábio e filósofos, recebeu o nome de Kuppuswamy. Desde criança apresentava entusiasmo para servir a todos e um sentimento de conexão íntima com Deus.
Recebeu educação privilegiada e entrou na Escola de Medicina de Tanjore.
Em 1913, viajou para a Malásia, onde dirigiu um hospital. Nos casos sérios ele mantinha vigília durante toda a noite ao lado do paciente e costumava atender aos pobres sem cobrar nada deles.
Em 1923, tomado por forte inspiração interior, renunciou a sua carreira médica de sucesso, conforto e dinheiro, e voltou à Índia. Abandonou todos os seus pertences e começou sua peregrinação espiritual.
Em 1924, chegou à cidade de Rishikesh no Himalaia para meditação profunda, e após um mês, recebeu iniciação de Swami Viswananda Saraswati. Tornou-se então Sannyasi (monge) na tradicional Ordem Dashanami de Adi Shankaracharya, recebendo o nome de Swami Sivananda Saraswati.
De forma intensa, partiu diretamente para a busca solitária do encontro de Deus. Iniciou rigoroso sádhana em uma pequena cabana (Kutir), mas não esqueceu do serviço aos doentes. Em 1927, percebendo que as pessoas precisavam de mais ajuda, abriu um pequeno dispensário médico.
Após anos de intensa e ininterrupta prática espiritual em meditação profunda, Swami Sivananda desfrutou da benção do Nirvikalpa Samadhi (comunhão com Deus), e passou a viajar inspirando as pessoas à prática de Yoga e a levar uma verdadeira vida espiritual.
Em 1936, fundou o Sivananda Ashram em uma cabana abandonada no leito do rio Ganges. Um número cada vez maior de discípulos procuravam o Mestre, o que obrigou o Sivananda Ashram a se expandir, fundando-se a Divine Life Society.
 
Apesar de ser de origem ortodoxa hindu, pregava a igualdade entre as religiões, reverenciava todos os grandes mestres e santos de outras religiões e reconhecia a presença divina em todos os seres. Possuindo uma serenidade inabalável e, ao mesmo tempo, um dinamismo impressionante, além de fundar diversas organizações para divulgação dos ensinamentos espirituais, Swami Sivananda escreveu mais de 300 livros a mão.
 
Pregou e viveu intensamente sua Yoga de Síntese, foi um mestre moderno e ousado sem perder a essência do mais profundo ensinamento tradicional. Em 14 de julho de 1963, atingiu Mahasamadhi (desligamento de um iluminado de seu corpo físico).

E isso, é um pequeno resumo. Vocês podem ler um pouco mais na revista Prana Yoga Journal de Fevereiro/2010: http://eyoga.uol.com.br/scripts/materia/materia_det.asp?idMateria=1434&stTitulo=O%20Iluminado e os livros do Mestre estão disponíveis para baixar no site http://www.sivanandaonline.org/graphics/ebooks/swami_sivanandaji/introduction.html 
 

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Template by:
Free Blog Templates