sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Dica de livro: "Viva melhor: Ioga"

 
O livro da autora e professora de yoga Tara Fraser (editora Publifolha) é uma ótima opção de primeira leitura sobre o assunto. Curtinho, dá para ser lido em um dia só.

Achei-o extremamente bem escrito: fácil de entender, simples e completo. O livro aborda todos os principais assuntos sobre o yoga: o que é, origem, os diferentes estilos, os “cinco corpos”, os chakras, ayurveda com os doshas resumidos, iamas e niamas, alguns mudras e pranayamas e os ásanas bem básicos com fotos e explicações de como fazer e para que servem.
Dicas do livro para quem vai começar a praticar em casa (e o que é sempre bom lembrar, mesmo para veteranos):
·         “Escolha posturas que pareçam adequadas ao seu estado de espírito e nível de energia. Sempre que praticar, comece com poses mais suaves e depois passe para as mais fortes.
·         Respire uniformemente e lentamente pelo nariz durante as posturas. Procure erguer ou estender o corpo ao inspirar; use cada expiração para encontrar estabilidade, equilíbrio e tranquilidade.
·         Nunca comece nem encerre uma postura com pressa – procure tomar consciência de cada fase dela e demore o quanto precisar para se mover suave mas decididamente para a fase seguinte.
·         Nunca force uma postura; se doer, pare.
·         Enquanto pratica, observe se há pontos de tensão desnecessária no corpo – principalmente no rosto, nas mãos, nos pés e no quadril.
·         Não se acostume a praticar diante do espelho. Foque em como se sente na postura, não em sua aparência. Tente tirar do olho da mente qualquer imagem de “perfeição”.
·         Patañjali, autor dos Sutras da ioga, ensinou que as posturas deviam ser tanto sthira (firmes) quanto sukha (cômodas). Tente fazer isso!”
 
 

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Template by:
Free Blog Templates