segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Definição de Yoga


Voltando ao básico.

 
A palavra Yoga vem da palavra em sânscrito “yuj”, que significa juntar ou unir. De forma simplista, podemos dizer que isso implica a integração de todos os aspectos do indivíduo – corpo com mente e mente com alma – para atingir uma vida feliz, equilibrada e útil, e, espiritualmente, unindo o individual com o supremo.

Os textos hindus que discutem aspectos do yoga incluem principalmente os Upanishads, o Bhagavad Guita, o Hatha Yoga Pradipika e o Yoga Sutra. Neles encontramos as seguintes definições:

No Bhagavad Guita: "É dito que Yoga é equanimidade da mente" (II, 48), "Yoga é a excelência nas ações" (II, 50).

No Yoga Sutra: "Yoga é a supressão dos movimentos da mente" (I, 2)

Comentários de Vyasa aos Sutras de Patanjali: "Yoga é Samadhi". (I, 1)

Nos Upanishads: "Não conhece doença, velhice nem sofrimento aquele que forja seu corpo no fogo do Yoga. Atividade, saúde, libertação dos condicionamentos, circunspecção, eloquência, cheiro agradável e pouca secreção, são os sinais pelos quais o Yoga manifesta seu poder." Upanishad Shvetashvatara (II:12-13).

"A unidade da respiração, da consciência e dos sentidos, seguida pela aniquilação de todas as condições da existência: isso é o Yoga." Upanishad Maitri, VI:25

"Quando os cinco sentidos e a mente estão parados, e a própria razão descansa em silêncio, então começa o caminho supremo. Essa firmeza calma dos sentidos chama-se Yoga. Mas deve-se estar atento, pois o Yoga vem e vai." Upanishad Katha, VI

Vamos usar a definição de que se trata de uma prática de posturas e exercícios que visa à saúde do corpo físico como caminho para a melhora do estado mental e emocional, levando, por fim, ao bem-estar espiritual.

Nesta minha volta ao blog, às práticas e aos estudos, te convido a avançar aos poucos, desde o comecinho. O caminho é longo e não precisamos ter pressa.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Template by:
Free Blog Templates