quarta-feira, 4 de maio de 2011

Hoje deparei-me com um texto relacionando justamente duas preocupações minhas: o meu abandono da Yoga e meus problemas com namoros.

"O Yoga é como todos os outros relacionamentos: quanto mais você se esforça para dar certo, mais recebe de volta. Na verdade, o compromisso é uma das diretrizes essenciais do caminho yogi. (...) O nome em sânscrito para o compromisso com a prática do Yoga é tapas, que geralmente é traduzido como ‘disciplina’. Mas é uma disciplina de opção, não algo para forçar a si mesmo em um ritmo anormalmente rápido. Seu relacionamento com o Yoga pode ser como um romance que primeiro acende uma chama em seu coração, depois consome todo o seu tempo, e um dia você assume como o papel de companheiro ao longo da vida".
Talvez seja esse o meu problema, eu quero pular do aparecimento da chama para a promessa de amor eterno, de preferência sem ter trabalho.
Eu tinha uma ‘teoria do buraco na alma’ que consiste no seguinte: os sonhos aparecem, me acalentam a alma, trazem com eles montes de esperança e expectativa, eu vivo em função deles por um tempo, e então, sem o menor aviso, desaparecem. Sonho em me tornar psicóloga hospitalar, ou comissária de vôo, ou professora de yoga, aí me dedico a isso por um tempo. Na verdade, até me saio bem no que decido fazer. Mas um dia acaba. Não quero mais. Por quê? Não faço idéia. E assim vou desistindo de uma faculdade atrás da outra e de um curso após o outro – e, talvez, de namorado também.
Achei que fosse o buraco da alma sugando meus sonhos para sempre. Sem mais explicações. Finalmente me toquei que é a falta de compromisso com os meus sonhos.
Em algum momento deste processo deve estar a escolha de seguir em frente, superando o desânimo e os obstáculos, porque sim. Sem maiores análises e encanações. Escolher o caminho e seguir, sem questionar se é esse mesmo o caminho certo, porque pode ser que não exista um caminho certo, voltar atrás e escolher outro e outro e outro, não faz ninguém chegar a lugar nenhum.
Comprometer-se com algo ou com alguém e fazer dar certo, não importa o que aconteça, é minha nova meta.

Deixo aqui pra vocês duas inspirações.

Para não desistir da Yoga:

“Muitas vezes, quando as pessoas aprendem sobre tapas, sentem-se obrigadas a adotar regras diariamente antes mesmo de descobrir o que o Yoga significa nas suas vidas. Às vezes, essa boa intenção cria muita pressão e pode estressá-lo. Em vez disso, vá devagar, um asana por vez. Saboreie cada sessão de prática e faça apenas o suficiente para sentir vontade de mais um pouco. Dessa forma, o fogo de tapas vai crescer dentro de você, tornando-se um poderoso parceiro em seu caminho yogi”. Cindy Lee

Para não desistir de seus sonhos:

“Caminhante, são teus rastos
o caminho, e nada mais;
caminhante, não há caminho,
faz-se caminho ao andar.
Ao andar faz-se o caminho,
e ao olhar-se para trás
vê-se a senda que jamais
se há-de voltar a pisar.
Caminhante, não há caminho,
somente sulcos no mar.”
Antônio Machado

2 comentários:

Anônimo disse...

Não existe receita.
Não existe atalho.
Se deixar fluir sem forçar a barra, "o caminho" encontra vc!!!

Anônimo disse...

vê se muda o texto do teu perfil pra "perdida na vida, me encontrando diferente todos os dias"
nada de errado c vc, pessoa!

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Template by:
Free Blog Templates