sexta-feira, 20 de maio de 2011

Yoganidra

Alguns descrevem o Yoganidra como sono yogi. Yoganidra é uma forma de relaxamento profundo, mas não é como dormir. Aprendi isso na visita de Swami Vishwarupananda ao Brasil.
O Swami é um indiano baixinho de fala mansa que anda flutuando - essa foi a primeira impressão que eu tive dele -, um ser especial sempre contente, balançando o corpo suavemente sentado na pose de lótus. Foi o meu primeiro contato com um Swami ou monge de tamanho poder espiritual.
Passei um final de semana em curso intensivo com ele no final de 2009. Estudamos várias coisas: Yoga Sutras, Bhagavad Gita, asanas, pranayamas, de tudo um pouco, mas a parte mais impressionante para mim foram os yoganidras. Para absorver o aprendizado, entre uma lição e outra, Swami nos guiava nesse relaxamento. Deitados em savasana, olhos fechados, íamos imaginando cada parte do corpo sendo relaxada e envolvida por uma luz, conforme a voz doce dele ia sussurrando. Na metade do processo eu já não estava mais em mim. Eu não dormia, mas também não conseguia ficar totalmente consciente, por mais agitada, ansiosa ou descansada que eu estivesse. Comentando depois com os colegas, todos sentiram o mesmo. Alguns, meio assustados, relataram sentir-se flutuar acima de seu corpo! E, quase como mágica, no momento em que o Swami decidia terminar o yoganidra, lá estava eu de volta, pronta para começar a mexer o corpo sob sua ordem.
Geralmente, nós ocidentais, lutamos para conseguir relaxar, nesse workshop descobri pessoas com o dom de te fazer lutar pelo contrário!

Swami Satyananda Saraswati explicou Yoganidra da seguinte forma: “A yoganidrá é um método sistemático para induzir o completo relaxamento físico, mental e emocional. O termo yoganidrá é derivado de duas palavras Sanskrit, yoga significa união ou consciência intencional, e nidrá significa sono. Durante a prática de yoganidrá, nós parecemos estar dormindo, mas a consciência está funcionando em um nível profundo de conhecimento. Por este motivo, a yoganidrá é normalmente mencionada como o sono médium ou relaxamento profundo com consciência interior. Neste estado de limiar entre o sono e despertar, o contato com as dimensões do subconsciente e do inconsciente ocorre espontaneamente.
Na yoganidrá, o estado de relaxamento é alcançado voltando-se para o interior, longe de experiências de fora. Se a consciência pode ser separada da consciência externa e do sono, torna-se muito poderosa e pode ser aplicada de várias maneiras, por exemplo, para desenvolver a memória, aumentar o conhecimento e criatividade, ou transformar nossa natureza”.

Soube da aplicação desta prática em algumas escolas com muito sucesso para facilitar a apreensão dos ensinamentos e, também, para lidar com alunos inquietos, com dificuldade de concentração e agressivos. Micheline Flak é uma das estudiosas do assunto, tendo fundado a RYE: Recherche sur le Yoga dans l'Education. Fica a dica para educadores. Quando eu souber de algum curso dela no Brasil, coloco aqui no blog.

Tudo isso porque estou com saudades do Swamiji. É impossível não sentir carinho por ele, que emana amor.

Namastê!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Template by:
Free Blog Templates