terça-feira, 3 de agosto de 2010

Sitali e Sitkari Pranayamas

Estou melhor. O Murilo tinha razão, eu sabia onde achar minhas forças e minha fé, só não conseguia enxergar naquele momento. Às vezes as coisas ficam tão embaçadas no meu sofrimento que até o sonho perfeito parece chato.
Obrigada pelos comentários, eu estou me esforçando para evoluir de todas as formas possíveis e fico feliz em contar com ajuda
Eu faltei ao Guru Purnima, mas no fim percebi que eu me cobro tanto que esgoto minhas energias e caio em depressão. Estou tentando levar as coisas a sério e ter persistência sem me “chicotar” o tempo todo. Não precisamos ser perfeitos, afinal.
Li em algum lugar, agora não me lembro onde: ‘Um dos sintomas da depressão é a falta de ânimo. A palavra ânimo vem do latim animus e significa sopro de vida. E de onde vem à vida? Na filosofia yogui vem da essência de cada um, da alma, que por sua vez vem e está integrada à Vida Una, ou à Divindade. Ou seja, o sopro divino, o ânimo, está dentro de nós, tal como uma semente traz em si os potenciais de uma frondosa árvore!’. Aprender a amar minhas falhas é algo a que minha mente resiste, ela não me deixa acreditar que eu possa ser o Atman imortal!
Enquanto não consigo esse nível de evolução, vou pedindo ao Guru, a Deus, aos anjos - aos leitores do blog, rsrs – força, discernimento e paciência. O que me lembra uma oração que diz: “Deus, dai-me a serenidade para aceitar as coisas que eu não posso mudar, coragem para mudar as coisas que eu possa, e sabedoria para que eu saiba a diferença".
Além disso, descobri que Sitali e Sitkari Pranayamas são bons aliados para pessoas que sofrem de desânimo e depressão. Inspire pela boca com a língua pra fora enrolada em forma de canudo ou, pra quem não consegue, com a ponta da língua no palato alto, os dentes cerrados e a boca aberta (sugando o ar por entre os dentes, fazendo som de Shhh), segure o ar pelo tempo que conseguir e expire pelas narinas longamente. Repita quantas vezes desejar. Remove excesso de tensão, fome, sede, indolência e sono; é refrescante e purifica o sangue.
Não custa tentar, né?

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Template by:
Free Blog Templates