quarta-feira, 18 de agosto de 2010

O que é Bhakti Yoga?

O termo Bhakti provém da raiz Bhaj, que significa “estar apegado a Deus”. Deus, no caso da Yoga, significa a fonte suprema de energia do universo. É um método espiritual, não uma religião em si, você pode cultuar Deus de uma forma abstrata ou na forma que você quiser.
Bhakti Yoga precisa de treino assim como meditação e asanas, para evolução. É preciso transformar uma pessoa emocional em devocional. Emoção é diferente de devoção. A devoção vem da autodisciplina.
Segundo Swami Sivananda: “Primeiro surge a fé. Em seguida a atração e depois a adoração. Esta adoração leva à supressão dos desejos mundanos. O resultado é o ‘estado de estar não obcecado’ e a satisfação. Só então crescem o apego e o amor supremo a Deus. Este sentimento superior é indescritível em palavras”.
Uma das classificações dos tipos de Bhakti é: Sakamya bhakti, a devoção com o desejo do ganho material; e Nishkamya bhakti, sem desejos. Tudo o que você quiser intensamente, Deus vai lhe dar agora ou no futuro, menos a iluminação, por isso devemos aspirar por Nishkamya Bhakti.
Uma outra classificação é: Apara-Bhakti, para iniciantes que devem seguir rituais e cerimônias e considerar Deus como uma Pessoa Suprema, que é imanente numa imagem; e Para-Bhakti, a forma mais alta de devoção, que vê o Senhor e somente o Senhor em todas as partes, e sente o Seu poder manifesto como o universo inteiro (Para-Bhakti e Jnana são o mesmo).
Também é classificada em: Gauna-Bhakti, forma inferior, e Mukhya-Bhakti, o tipo mais elevado de Bhakti.
Prossiga de etapa em etapa.
Você pode alcançar esse estado seguindo os onze fatores fundamentais prescritos por Sri Ramanuja: Abhyasa, prática de continuo pensamento em Deus; Viveka, discernimento; Vimoka, liberação de todas as coisas e desejo intenso por Deus; Satyam, veracidade; Arjavam, retidão; Kriya, fazer o bem aos outros; Kalyasa, desejar o bem-estar a todos; Daya, compaixão; Ahimsa, não-violência; Dana, caridade; e Anavasada, otimismo e alegria.

Quando um devoto cresce em devoção, existe um estado de absoluto auto-esquecimento, isto é chamado de Bhava. Bhava estabelece uma verdadeira relação entre o devoto e o Senhor.
Existem cinco tipos de Bhava em Bhakti:
• Shanta Bhava: o devoto é pacífico, não é altamente emocional, porém seu coração está preenchido de amor e alegria. Imagina Deus como um amor pacífico, paz, silêncio.
• Dasya Bhava: possui atitude de um servo.
• Sakhya Bhava: Deus é como um amigo do devoto. É uma relação menos formal, porem não íntima.
• Vatsalya Bhava: o devoto enxerga Deus como a sua criança.
• Madhurya ou Kanta Bhava: é a mais alta forma de bhakti. O devoto considera Deus como seu amante. É um estado de amor com Deus e reconhecimento do amor de Deus por você, não é carnal, é absolutamente diferente da experiência conjugal terrena que é meramente egoísta e tomada somente porque dá prazer a si mesmo.

Há duas formas de juntar a sua vontade com a vontade divina, uma delas é Tapas, que vai culminar em Iccha Shakti; outra, mais amorosamente, gradualmente, é o sentimento de entrega amorosa de Bhakti. O caminho de Bhakti é o mais fácil de todos e não é muito contra a natureza das inclinações humanas. Ele não é uma forma de afirmação direta de Deus, mas a progressiva percepção Dele.
O fruto de Bhakti é Jnana. Jnana intensifica Bhakti. O conhecimento ou sabedoria virá por si próprio quando você pratica Bhakti Yoga.
Bhakti é doce no começo, doce no meio e doce no final.

1 comentários:

Unknown disse...

Nossa amiga!!! Lindo testo...mas vc é inimiga das pessoas q tem vista ruim...ta muito escuro

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Template by:
Free Blog Templates