quarta-feira, 14 de julho de 2010

Os três gunas

O mundo fenomênico é composto por três gunas (qualidades): Sattva, Rajas e Tamas, presentes em distintos graus em todo tipo de objeto, material ou sutil, e que operam no nível físico, mental e emocional.
Os gunas se manifestam no homem da seguinte maneira:
• Sattva como pureza (unidade). É relativo à consciência elevada, sabedoria da unidade, desenvolvimento, inteligência, propósito consciente;
• Rajas como atividade e movimento. Relativo a ele é movimento sem consciência do propósito, dinamismo, diferenciação. Está ligado aos sentidos, ao prazer imediato, ao estado impulsivo;
• Tamas como preguiça e inércia. Relativo à ignorância, apego à ilusão, inércia de se movimentar, de progredir, de ter consciência (não querer nem ouvir).

Devemos tentar usar o conceito dos três gunas em tudo na vida. Levando em consideração que o corpo é de natureza tamásica, tende à preguiça e à inércia, e que a mente tem características rajásicas, quer ver o que está acontecendo fora e com as memórias, lembramos que a mente não vai se estabilizar sozinha, é necessária a repetição de mantras, práticas de pranayamas e asanas – estar com o corpo confortável acalma a mente momentaneamente, traz equilíbrio inicial.
Entretanto, cobrança em excesso é tamásico. Todo excesso promove Tamas (frio, calor, comida, barulho, etc.), toda escassez leva a um aumento de Rajas (pouca comida, pouca compreensão, dormir pouco). Equilíbrio é sattvico.
Se eu estou ouvindo uma música agitada com consciência de que preciso me animar, estou em Sattva. Quando perco a consciência entro em Rajas. Excesso de Rajas gera Tamas que pede novamente Rajas – Ciclo Rajas-Tamas. Desta forma, o ato em si não é característico (rajásico, tamásico...), desde que se use com equilíbrio.
A dieta também tem íntima conexão com a mente, que é formada pela porção mais sutil da energia do alimento. Há alimentos que agitam ou obscurecem a mente (rajásicos e tamásicos), e há pessoas mais sensíveis a determinados alimentos.
Toda essa teoria é importante pra mim nesse momento porque é um alívio pensar que o menor pensamentozinho de consciência para o progresso é sattvico. Pensar: “me deixa sair dessa tristeza” ou “pare de pensar com raiva”, já é um estímulo sattvico. Tem algo de sattvico se desenvolvendo aqui dentro sem que eu perceba!
“Tamas deve ser superado por Rajas e Rajas por Sattva. Mas finalmente Sattva também deve ser abandonado se o aspirante quer conseguir a liberdade total”. Falta muito pra chegar lá, mas saibam que qualquer virtude que vocês desenvolvam já é um grande passo.

4 comentários:

Alex Toth disse...

Um texto sobre o Dharma de um professor Zen coreano titulado "As Quatro Nobres Verdades":

http://www.sotozencuritiba.org/quatro_nobres_verdades.php

Unknown disse...

Texto perfeito, grata por compartilhar 🙏

Unknown disse...

Texto perfeito, grata por compartilhar 🙏

Unknown disse...

adorei facilitou a compreensão.

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Template by:
Free Blog Templates