quinta-feira, 1 de julho de 2010

Quem é Yogi?

Lembram quando eu estava me questionando se era uma boa Yogi? Pois é, descobri que nem Yogi eu sou. Para alguns autores, quem atingiu a iluminação é um Yogi e quem está no caminho é um Yogin (ou uma Yogini). Para algumas escolas há todo um processo de aprovação para chegar ao grau de Yogi. Para meu professor, só quem dedica a vida a Yoga é um Yogi – o que quer dizer acordar e dormir praticando todos os tipos de Yoga possíveis.
Logo, eu sou uma shadaka, que é quem pratica sádhana, ou seja, tem práticas espirituais com alguma freqüência. Sou uma aspirante devotada à prática da disciplina espiritual. Bonito isso, né? Só tem um porém: Se você não se assumir como um sadhaka, você nunca vai fazer sádhana. Você tem que estar entusiasmado. Deve haver desejo sáttvico, senão não haverá prática espiritual.
Muitas vezes me repreendo por não ter fé, por não fazer o bastante, por perder o interesse fácil, ou seja, por não estar entusiasmada o bastante e estar cheia de dúvidas sobre a veracidade de tudo isso – faz mesmo sentido ficar repetindo voltas de Japa Mala?
Sivananda diz que o progresso espiritual depende da fé – fé em Deus, fé nas escrituras, fé no Guru. "Tenha fé em você mesmo. Tenha fé em Deus. Tenha fé no Guru. É fácil depositar sua fé na matemática, na astrofísica, nas leis científicas conhecidas. No caminho espiritual, com leis e efeitos invisíveis, é mais difícil colocar fé. Mas fé inicial é necessária. Se você fizer sincero sádhana por um ano inteiro, você obterá uma pequena experiência, alguma pequena evidência concreta para lhe convencer da existência de um poder que não pode ser visto, da existência de leis que a ciência não pode explicar, que a razão não tem poder suficiente para analisar".
Bom, é isso que eu estou tentando. Mas fiquei muito mais tranqüila ao descobrir que: "Sadhakas freqüentemente vem a mim e reclamam da falta de fé, eu digo a eles: 'Não se preocupe. Faça sádhana. É precisamente para induzir fé que sádhana é prescrito'".

Se você ler bem em inglês, pode ler o artigo completo de Swami Sivananda em http://www.yogamag.net/archives/2004/djuly04/havefaith.shtml

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Template by:
Free Blog Templates