quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Série: Templos da Índia

Começou nessa segunda-feira, dia 08/09, a série "Templos da Índia" no canal +Globosat (desculpem não ter avisado antes).

"A Índia é o segundo país mais populoso, sétimo maior em área geográfica e a democracia mais populosa do mundo. Uma sociedade pluralista, multilíngue e multiétnica, berço de quatro grandes religiões - hinduísmo, budismo, jainismo e sikhismo. São mais de 4500 anos de história e cultura, que ainda hoje fascinam o mundo inteiro. “Templos da Índia” é uma série de documentários sobre os mais belos e exóticos templos religiosos do país. Um projeto com lindas imagens, curiosidades e muita informação."

O primeiro episódio foi sobre o Templo dos Ratos, Karni Mata. Chocante logo de cara, pois na nossa concepção ocidental, ratos são nojentos.
Nos parece absurdo andar descalços num ambiente com dezenas de milhares de ratos, suas fezes e restos de comida. Imagina então dividir seu leite com eles? Mas para os indianos esses ratinhos são sua família, literalmente. Acredita-se que são a reencarnação de determinada casta e, os ratos brancos, da deusa Durga.
Considere sorte, então, se um rato encostar em você!
Essa diferença gritante no modo de pensar é o que torna a Índia tão interessante.

Ontem o programa foi sobre Jaisalmer e o conjunto de templos jainistas. O Jainismo é uma religião sobre a qual eu não fazia a menor ideia e gostei muito de conhecer. Tenho estudado religiões e me encanta o fato de perceber, a medida que nos aprofundamos, que todas falam a mesma coisa. No que realmente importa há mais pontos de convergência entre elas do que imaginamos ser possível.


Sigamos, então, conhecendo e aprendendo.


O programa passa todos os dias às 22:30. (Há a informação de que é possível assistir também no Globosat Play, mas não consegui achar).


Namastê!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Template by:
Free Blog Templates