terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Pawanmuktasana

Se você decidiu iniciar a sua prática de yoga em casa, não se esqueça dos exercícios iniciais. Tendemos a pular o “aquecimento”, pois parecem exercícios simples, de menor importância. 

Não são. Além de preparar as articulações e músculos para uma prática segura, preparam a sua mente a desligar-se das preocupações do dia a dia e a acessar um nível mais profundo de consciência.

Ao acordar, ainda em jejum, deite-se em savasana no seu mat por alguns instantes. Logo em seguida comece os asanas preparatórios, chamados de pawanmuktasana.

Pawan significa vento. Mukta significa liberar. Então, a sequência Pawanmuktasana serve para liberar o fluxo de energia, desfazer os bloqueios prânicos, musculares, mentais e emocionais.  Importante, né?


É uma prática bastante segura e pode ser realizada por qualquer pessoa. Ativa cada articulação do corpo, melhorando sua mobilidade e força, e retira o excesso de rigidez muscular.

Gosto de imaginar que estou acordando cada pedacinho do meu corpo, movimentando gentilmente, de forma ampla e de acordo com o ritmo da respiração. É uma forma excelente de começar o dia, assim nos preparamos antes de expor o corpo às tensões e exigências diárias.

Se buscarmos na internet, existem várias técnicas, imagens e vídeos ensinando pawanmuktasana, com tipos e variações quase infinitas. O que eu faço é, basicamente, me sentar com as pernas esticadas à frente (dandasana) e dobrar e esticar dedos dos pés, tornozelos, joelhos, cotovelos... girar os tornozelos, os ombros,  os punhos, o pescoço... movimentar o quadril... realizar suaves torções lombares... Começando de baixo até terminar no pescoço.

Swami Satyananda dizia que Pawanmuktasana é de grande valor para compreender o significado dos asanas pelo desenvolvimento da consciência dos movimentos corporais e efeitos sutis que eles têm nos vários níveis do ser. “A natureza desses asanas é mais mental do que física. Se realizadas corretamente, relaxam a mente, regulam os nervos autômatos, funções hormonais e atividades dos órgãos internos. Portanto, esses asanas são de grande valor curativo e preventivo”.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Template by:
Free Blog Templates