quinta-feira, 2 de outubro de 2014
Na minha busca por informação e inspiração sobre meditação, me deparei com o filme "Os irmãos Dhamma".
Trata-se de um documentário sobre a implantação de projeto de meditação Vipassana em um presídio de segurança máxima americano.
Imagina aqueles presos com cara de mau, condenados à prisão perpétua por homicídio, desajustados e cheios de raiva, meditando em uma região fortemente cristã!
O projeto se baseou na experiência indiana, mas é claro que para os indianos - mesmo em presídios - é mais fácil a aceitação, a adaptação e a instalação do novo comportamento. É um padrão de pensamento diferente do nosso, está arraigado em sua cultura.
Nos EUA há as dificuldades pessoais, que já são enormes fisicamente, emocionalmente e mentalmente, e o obstáculo político. A comunidade vê a meditação como algo relacionado com o budismo e teme.
Achei lindo, por tudo isso.
E como os participantes mudaram! Não se trata de ficar bonzinho, mas de encarar seu lado feio, o que você fez, as dores que causou, as dores que te causaram, sua raiva, seu medo e ... seu amor. Abrir os olhos e o coração, aceitar e passar a responder às coisas de forma diferente, mais consciente e serena.
Eu não conheço muito sobre a meditação Vipassana e fiquei com muita vontade de conhecer. Mais do que isso, fiquei com vontade de encarar o retiro de 10 dias, de mergulhar.
Vipassana significa ver as coisas como realmente são.
Vipassana significa ver as coisas como realmente são.
Sigamos então no caminho do autoconhecimento.
Namaste!
Subscribe to:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário