sexta-feira, 29 de agosto de 2014
Hoje é dia de Ganesha!
"Uma das mais populares divindades na Índia, Ganesh ou Ganesha, deus com cabeça de elefante e corpo humano, é conhecido por abrir os caminhos, quebrar as barreiras e dar proteção aos seus devotos. A deidade é adorada como o deus da sabedoria, prosperidade e boa fortuna.(...)
O Ganesha Sahturthi celebra o seu aniversário e é realizada no quarto dia de lua crescente, seguindo o calendário védico lunar, que geralmente acontece no final de agosto e início de setembro. Na Índia, a comemoração dura cerca de dez dias e, no último dia de festa, estátuas de Ganesha são imersas na água".
"Na Tradição Védica o Divino é reconhecido como o Todo. O Universo inteiro é sua manifestação, e pode ser visto através de qualquer forma. Algumas formas são consideradas especiais, e suas características remetem ao entendimento de que o indivíduo e o Todo são um.
As Divindades representam aspectos específicos deste Divino. Dentre elas se encontra Ganesha, que representa o Todo na forma daquele que remove os obstáculos. O que costumamos chamar sorte ou azar é resultado da Ordem Cósmica infalível. Não há nada isolado no Universo, e o encadeamento com tudo o mais é regido por meio de leis muito bem estabelecidas. Portanto, tudo surge e se dissolve de acordo com esta Ordem, de forma adequada.
Ganesha, então, é esta Ordem Cósmica pela qual todos os eventos ocorrem, sejam vistos por nós como obstáculos ou como bênçãos. Geralmente consideramos aquilo que garante a satisfação dos nossos desejos como bom, e aquilo que os impede, ruim. Contudo, o Universo não existe para satisfazer nossos desejos, tampouco para impedi-los; tudo no Universo é divino, sendo adequado e conduzindo a uma maturidade. Com este reconhecimento, nasce uma capacidade de lidar melhor com as situações, permitindo apreciar o Universo como ele é.
As orações, portanto, têm como objetivo reconhecer esta Ordem Cósmica, trazendo o entendimento de que estou imerso no Todo. Ganesha, em especial, com sua cabeça de elefante e grande barriga, simboliza esta Ordem diante da qual não existe obstáculo. Uma manada de elefantes correndo derruba até mesmo uma floresta inteira! E sua grande barriga representa a capacidade de digerir todos os obstáculos que entregamos a ele.
Um dos mais famosos mantras de Ganesha é “Om shri ganeshaya namah”.
Na Índia, nada tem início sem uma saudação a Ganesha, e as crianças aprendem esse mantra antes de serem alfabetizadas".
No Retiro - ver post O Amor que preenche o mundo - passei por diversos momentos emocionantes e um que marcou muito (acho que todo mundo ali) foi quando começamos despretensiosamente a entoar o mantra:
Om Gum Ganapatayei Namaha
De repente, aquilo foi ganhando volume e emoção, numa energia quase palpável. Achei que fosse só comigo, sentia arrepios, depois descobri que foi um momento lindo para todos.
Pedro Kupfer explica na Prana Yoga Journal o significado do mantra:
"Saudações ao Senhor dos Obstáculos, interiores e exteriores, para que estes sejam removidos da nossa vida
(...)
Gum é a raiz do som de Ganesha. Gana significa força ou grupo e pathi quer dizer cônjuge de. Então, ganapati é o cônjuge da força e do grupo. Yei é o som que ativa shakti. Esse mantra pode ajudar a resolver muitos problemas e dificuldades, trazendo unidade entre o nosso desejo e o objeto do desejo. Louvar pode ajudar a remover as barreiras. (...)"
Aliás, esse post todo foi baseado na Prana Yoga Journal, que está de volta às bancas!
Jaya Ganesha
Namaste!
Subscribe to:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário