segunda-feira, 16 de dezembro de 2013
Voltando ao básico.
A palavra Yoga vem da palavra em
sânscrito “yuj”, que significa juntar ou unir. De forma simplista, podemos
dizer que isso implica a integração de todos os aspectos do indivíduo – corpo
com mente e mente com alma – para atingir uma vida feliz, equilibrada e útil,
e, espiritualmente, unindo o individual com o supremo.
Os textos hindus que discutem
aspectos do yoga incluem principalmente os Upanishads,
o Bhagavad Guita,
o Hatha Yoga Pradipika e o Yoga
Sutra. Neles encontramos as seguintes definições:
No Bhagavad Guita:
"É dito que Yoga é equanimidade da mente" (II, 48), "Yoga é a
excelência nas ações" (II, 50).
Comentários de Vyasa aos Sutras
de Patanjali: "Yoga é Samadhi". (I, 1)
Nos Upanishads:
"Não conhece doença, velhice nem sofrimento aquele que forja seu corpo no
fogo do Yoga. Atividade, saúde, libertação dos condicionamentos, circunspecção,
eloquência, cheiro agradável e pouca secreção, são os sinais pelos quais o Yoga
manifesta seu poder." Upanishad Shvetashvatara (II:12-13).
"A unidade da respiração, da
consciência e dos sentidos, seguida pela aniquilação de todas as condições da
existência: isso é o Yoga." Upanishad Maitri, VI:25
"Quando os cinco sentidos e
a mente estão parados, e a própria razão descansa em silêncio, então começa o
caminho supremo. Essa firmeza calma dos sentidos chama-se Yoga. Mas deve-se
estar atento, pois o Yoga vem e vai." Upanishad Katha, VI
Vamos usar a definição de que se
trata de uma prática de posturas e exercícios que visa à saúde do corpo físico
como caminho para a melhora do estado mental e emocional, levando, por fim, ao
bem-estar espiritual.
Nesta minha volta ao blog, às práticas e aos estudos, te
convido a avançar aos poucos, desde o comecinho. O caminho é longo e não
precisamos ter pressa.
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