quarta-feira, 7 de julho de 2010
Amanhã, dia 8 de julho, segundo o calendário hindu, é Ekadasi. Ekadasi é uma palavra em sânscrito que significa ‘o décimo primeiro’ e refere-se ao décimo primeiro dia depois da lua cheia e da lua nova (uma vez por quinzena). É um dia em que, como adoração ao Senhor Vishnu, os devotos se abstem de alimento. Deve-se executar esse serviço devocional em completa tapasya, austeridade.
O ideal é realizar um jejum completo (abstendo-se até mesmo de água) durante 24 horas. Se não for possível, pode-se adaptar para as próprias condições, alimentando-se de frutas e leite. Grãos e cereais são proibidos.
Observar o Ekadasi incrementa o avanço espiritual e nesse mês os Ekadasi dos dias 8 e 23 de julho são especialmente importantes, pois antecedem o dia do Guru Punima.
Purnima significa “dia de lua cheia”. É o dia da melhor lua do ano, em que se acredita ter a melhor reflexão da energia cósmica e por isso é muito propício a meditação. Na Índia, Guru Purnima é comemorado no mês Ashadha (julho) e são homenageados todos os que transmitem a luz do autoconhecimento a seus discípulos, assim como a lua cheia reflete plenamente a luz do sol. Esse ano dia 25 de julho.
Até lá falarei sobre a importância do Guru.
Purifiquem-se em Ekadasi.
Namastê!
Subscribe to:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário