sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Algo que eu tenho trabalhado intensamente nesse ano é o amor e a compaixão.
Um lindo mantra por todos é o Sarveshaam Shanti:

Om sarveshaam swasti bhavatu
Sarveshaam shaantir bhavatu
Sarveshaam purnam bhavatu
Sarveshaam mangalam bhavatu

Que significa: "Que possam haver boas condições para todos; que possa haver paz para todos; que possa haver plenitude para todos; que possa haver prosperidade para todos. Que todos possam ser felizes; que todos possam ser livres de fraquezas; que todos possam ver o que é auspicioso; que ninguém sofra de tristezas."

Na voz de Tina Turner, com arranjos caprichados, dá vontade de ouvir e cantar o dia todo.


Esse projeto de cantos e mantras em sua voz forte chama-se Beyond. Procurem no Youtube, há músicas lindíssimas, embora eu não tenha encontrado muita divulgação no Brasil.

Namaste

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Na minha busca por informação e inspiração sobre meditação, me deparei com o filme "Os irmãos Dhamma".
Trata-se de um documentário sobre a implantação de projeto de meditação Vipassana em um presídio de segurança máxima americano.
Imagina aqueles presos com cara de mau, condenados à prisão perpétua por homicídio, desajustados e cheios de raiva, meditando em uma região fortemente cristã!
O projeto se baseou na experiência indiana, mas é claro que para os indianos - mesmo em presídios - é mais fácil a aceitação, a adaptação e a instalação do novo comportamento. É um padrão de pensamento diferente do nosso, está arraigado em sua cultura.
Nos EUA há as dificuldades pessoais, que já são enormes fisicamente, emocionalmente e mentalmente, e o obstáculo político. A comunidade vê a meditação como algo relacionado com o budismo e teme.
Achei lindo, por tudo isso.



E como os participantes mudaram! Não se trata de ficar bonzinho, mas de encarar seu lado feio, o que você fez, as dores que causou, as dores que te causaram, sua raiva, seu medo e ... seu amor. Abrir os olhos e o coração, aceitar e passar a responder às coisas de forma diferente, mais consciente e serena.

Eu não conheço muito sobre a meditação Vipassana e fiquei com muita vontade de conhecer. Mais do que isso, fiquei com vontade de encarar o retiro de 10 dias, de mergulhar.
Vipassana significa ver as coisas como realmente são.
Sigamos então no caminho do autoconhecimento.


Namaste!


;;
Related Posts with Thumbnails

Template by:
Free Blog Templates