sábado, 17 de maio de 2014





Nem sei o que escrever sobre esse documentário.

Adorei.


terça-feira, 13 de maio de 2014


O livro “Preparação para o Yoga” de I. K. Taimni é outro must have. Claro que eu adoro todos os livros que indico no blog, mas este, achei muito esclarecedor.

É um livro curto. Na verdade, uma coletânea de textos do autor, verdadeiro estudioso do Yoga, que apresenta assuntos complexos de forma bem didática e ilustrativa.

Nestes capítulos ele discorre, principalmente, sobre o que um aspirante a yogui deve desenvolver, os pré-requisitos para a prática, e os passos preparatórios no Caminho. Porque “não é fácil obter um conhecimento direto e claro sobre as realidades da vida interna. É preciso cultivar o caráter e os estados mentais que possibilitam a transmissão e a aquisição desse conhecimento transcendente”.


No primeiro capítulo apresenta o Yoga:

“Vários tipos de limitações tolhem a nossa liberdade; as ilusões mais grosseiras nos bloqueiam, por todos os lados; estamos constantemente sujeitos a perturbações e sofrimentos, doenças, empobrecimento, sem falar na morte, na separação e perda de entes queridos! Na verdade, não estamos realmente conscientes dessas limitações e ilusões. Por que não pensamos com profundidade e não usamos nossa faculdade de discernimento. Se o fizéssemos, veríamos (...) a natureza efêmera e ilusória do mundo (...). A verdade que liberta das limitações está oculta no coração de cada um, aguardando ser descoberta, assim que ele se disponha a dar os passos necessários”.

“Evidentemente, o Yoga traz benefícios em termos de bem-estar físico. No entanto, é preciso deixar claro que, por Yoga, entendemos a técnica real de autodisciplina, autodescoberta e autorrealização, que tem como objetivo a completa e permanente libertação do homem das limitações nas quais está envolvido”.

No segundo, apresenta os Yoga Sutras, um resumo imperdível, bem exemplificado (inspirou trechos de livros do Professor Hermógenes), explicando o complicado tema, na minha opinião, do Samadhi.

O terceiro capítulo traz um bálsamo para as nossas dificuldades, afirmando que a ciência do Yoga pode ser dominada por meio de treinamento gradual, começando do mais fácil até estarmos preparados para os níveis mais avançados. “O importante é começar de maneira decidida e com a intenção pura. Quando isto acontece, todas as forças da natureza cooperam e ajudam o aspirante em seus esforços – mesmo quando aparentemente parecem estar bloqueando seu caminho. (...) Precisamos aprender a perseverar diante das dificuldades; se formos pacientes, encontraremos um caminho se abrindo à nossa frente, com oportunidades inesperadas surgindo de diferentes maneiras”.

O quarto, continua detalhando os Yoga Sutras, mais especificamente os passos de Bahiranga, ou Yoga externo (Yama, Niyama, Asanas, Pranayama, Pratyahara):

Yama-niyama eliminam as perturbações provenientes das emoções e desejos, Asana elimina as perturbações causadas pelo corpo físico denso; Pranayama remove as perturbações que têm origem no pranamaya-kosha, ou duplo etérico; e Pratyahara desliga as atividades dos órgãos dos sentidos”.

O quinto capítulo é sobre a meditação, que não é meramente sentar numa certa posição e fazer a mente criar séries de ideias conectadas sobre um assunto escolhido, requer esforço.

No sexto, busca desfazer alguns equívocos comuns sobre o Yoga, como comparar com ginástica ou psicanálise, aprofundando as questões sobre o subconsciente.

E no sétimo e último capítulo fala sobre o Guia, sobre a necessidade ou não de orientação externa. Deixo aqui, sobre o assunto, e para nossa inspiração, o trechinho:

“A verdadeira dificuldade nesses casos é a falta de fé e confiança – falta de fé no fato de o Guru Interior está em nós, pronto para nos guiar, e falta de confiança em nossa aptidão para estabelecer contato com Ele e receber Seu auxílio”.

 Namastê!

 

;;
Related Posts with Thumbnails

Template by:
Free Blog Templates