sexta-feira, 10 de junho de 2011

Yoga na Isto É

Yoga estampa a capa da 'Isto É' desta semana. Mais evidências científicas têm sido descobertas sobre os benefícios da prática na saúde.
O congresso da Sociedade Americana de Oncologia Clínica deste ano trouxe uma novidade: "Pesquisadores do MD Anderson Cancer Center – uma das principais instituições do planeta para o tratamento da doença – apresentarão um trabalho no qual relatam como a ioga ajuda a tratar o câncer". "A apresentação de uma pesquisa sobre ioga em um evento mundial no qual a tônica, historicamente, sempre foi a divulgação de novidades que giram em torno da medicina tradicional – novos remédios ou aparelhos, por exemplo – é emblemática. O fato é a evidência mais concreta de que a medicina ocidental está incluindo a ioga na sua lista de recursos contra as doenças. (...) Depois de desembarcar no Ocidente como mais uma excentricidade do Oriente, a prática hoje ganhou o respeito da ciência e recebeu o direito de entrar pela porta da frente em alguns dos mais renomados serviços de saúde do planeta. O método figura entre as terapias complementares disponíveis no MD Anderson, no Massachusetts General Hospital, em Boston, e no Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, em Nova York, por exemplo. (...) No Brasil, o Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, um dos mais importantes da rede privada do País, prepara-se para oferecer a prática como mais uma opção de seu departamento de terapias complementares. No Hospital A. C. Camargo, também na capital paulista e especializado no atendimento a pacientes com câncer, aulas de ioga começaram a ser adotadas recentemente".

Fiquei muito feliz com a notícia. Torcendo para mais pessoas conhecerem a Yoga e se beneficiarem com o equilíbrio e com a saúde que ela proporciona.
Mais uma vez reforço aqui  no blog que a Yoga nasceu na Índia, berço também do hinduismo, e dadas as referências culturais, foi atrelada a mitologia hindu, mas não tem nenhuma ligação com a religião. Todo o misticismo que algumas pessoas atribuem a Yoga deve-se ao fato de ser uma filosofia surgida há cinco mil anos, uma tradição passada oralmente de mestre a aprendiz, cercada de segredos e mistérios, mas que hoje tem base científica. E como podemos ver nesta publicação, com eficácia cada vez mais pesquisada e comprovada.
Liberte-se de preconceitos.


Namastê!

;;
Related Posts with Thumbnails

Template by:
Free Blog Templates