domingo, 26 de setembro de 2010

A meditação Zazen

Em julho comentei aqui sobre um filme que explicava um pouco do Zazen. Hoje fui pessoalmente praticar a tal meditação.
Eu já conhecia a Monja Coen por algumas palestras (Body & Soul 2009) e pelos textos na Prana Yoga Journal. Já sabia que ela é um grande expoente da cultura da paz no Brasil e, poxa, o espaço dela aqui em São Paulo é tão pertinho da minha casa! Aproveitei a companhia de uma amiga e lá fui eu sentar de frente pra parede por 40 minutos.
"A prática do zazen consiste basicamente em sentar-se em uma posição confortável, com a coluna ereta, em períodos de até 40 minutos, intercalados com meditação andando (Kinhin). Durante esse tempo deve-se procurar observar os pensamentos e sensações que surgem, sem buscar reprimi-los, causá-los ou julgá-los. É tradicional o uso de zafu e zabuton como almofadas, na qual o praticante fica sentado".

O Zazen para iniciantes é muito bem explicado, desde o que é a prática até quais mudras usar e como entrar na sala de meditação. Veja em: http://www.sotozencuritiba.org/como_praticar.php
Lá aprendi que a palavra japonesa Zen, vem do chinês Chan, que vem do sânscrito Jhana, ou o  nosso já conhecido Dhyana, a meditação.
A energia do lugar é deliciosa, a meditação fluiu bem logo na minha primeira vez. Gostei tanto que pretendo frequentar aos domingos. Para saber os horários da prática consulte o site: http://www.zendobrasil.org.br/si/site/0300

Ao final da prática o monge que nos guiava leu um texto maravilhoso de Charlotte Joko Beck, sobre o que a prática não é, que se aplica perfeitamente a nossa prática de Yoga. Procurei esse texto na internet, mas não achei. Se alguém o encontrar, me envie, por favor!

Namastê!

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Ao final da Satsanga cantamos essa oração, que eu acho linda. Trago de presente pra vocês hoje, para abrir seu coração e elevar sua mente:

"Twameva mata cha pita twameva
Twameva banduscha sakha twameva
Twameva vidya dravinam twameva
Twameva sarvam mama deva deva

Kayena vacha manas-endriyar va
Budhi-atmana va prakriteh swabhavat
Karomi yadyat sakalam parasmai
Narayanayeti samarpayami"

Significando: "Ó Deus dos Deuses, somente tu és minha mãe, meu pai, parentes, amigos, meu conhecimento, minha riqueza e tudo o mais.
Qualquer coisa que eu faça com meu corpo, minha fala, mente e sentidos; pelo meu intelecto, self ou temperamento, tudo isso eu ofereço diante do Senhor Supremo Narayana (Deus)".
Lindo, não é?
Para completar achei esse vídeo, com uma flauta deliciosa:
 


Bom dia.
Namastê!

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Minhas aulas

Tenho boas notícias: vou começar minha Karma Yoga dando aula no Instituto Sivananda! Sim, sou uma professora de verdade agora rsrsrs.
Convido a todos para experimentar uma aula gratuitamente, só liguem avisando com antecedência, porque ainda não tem turma formada.
Terças e quintas-feiras às 19:00 na Vila Mariana, R. Afonso Celso, 1.384. É próximo ao metrô Santa Cruz.  Mais informações acessem:

Ficarei muito feliz em recebê-los!
Namastê.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Quem eu sou agora

Meu curso está acabando, tenho prova prática amanhã e fim. E como eu amei esse processo! Como me descobri nesse ano, chorando e levantando e agora muito mais feliz do que jamais fui.
Realmente me achei na Yoga. Amo as práticas, amo a filosofia e amo poder trabalhar com isso, difundir algo que faz tão bem.
"Tem gente que enfrenta um tigre, mas não aguenta uma crítica. Ter personalidade forte não significa ser brigão, significa não se abalar com o que acontece a sua volta, manter firme suas convicções, estar certo de quem você realmente é", ouvi meu professor dizer. Eu estou mais forte. Sei quem sou e o que eu quero agora.
Imponho limites, cansei de ser bobinha. Algumas pessoas não gostaram.
Tomo minhas decisões, não me deixo abalar por meus medos.
Defini: não vou mais ser fraca, eu não sou essa pessoa deprimida. Posso ficar triste, chorar. Posso ficar ansiosa e fazer besteira, mas volto. Levanto o queixo, sei que aprendi mais uma lição e isso só pode ter vindo para o bem. 
Posso ter sido enganada, perdido oportunidades, feito escolhas erradas. Mas não me culpo mais. Isso não me diminui.
Me amo mais assim e dessa forma posso amar mais o mundo, vibrar coisas boas.
Podemos sempre pensar de duas formas: que existe um Deus, um Guru, um mentor espiritual, o que for, nos abençoando e pedir proteção para não nos perdermos desse caminho, ou que já temos tudo isso, já somos essa luz e é só não deixar a mente criar perturbações.
Paz e bençãos a todos!

Namastê!

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Uma prece

Hoje rezo pedindo forças a Deus para controlar a minha ansiedade, meus ímpetos, que acabam me prejudicando e magoando os outros.
Peço perdão por todo mal que eu possa ter causado. Nunca foi minha intenção magoar, mas magoei, e a isso peço perdão.
Não que eu esteja assumindo toda a culpa, me crucificando, nem tentando virar santa, eu só SINTO MUITO MESMO. Sinto pelas palavras desmedidas, pelos atos de egoísmo, pelas atitudes impensadas. Sinto pelos grandes amigos que eu fiz sofrer, pelas pessoas que eu mais amei e que mais me amaram e, por isso, se machucaram.
Sei que hoje estou melhor, mais consciente.
Todos nós erramos. Eu, obviamente, tenho alguns samskaras que me fazem voltar a incorrer nos mesmos erros, e que são difíceis de resolver. E aqui estou eu, me abrindo, me conhecendo, mostrando. Rezando e mantendo a fé em estar mais forte, no caminho certo e sendo ajudada.
Por isso, também agradeço.

Namastê!

domingo, 12 de setembro de 2010

Vrksasana

Vrksasana, a postura da árvore, é uma postura de equilíbrio em pé. Sinta seus pés arraigados no chão e então flexione uma perna com a planta do pé apoiada o mais alto possível na perna oposta. O mais importante é se manter estável na postura, não precisa subir a perna ou fazer uma grande abertura do joelho para fora se isso atrapalhar o equilíbrio.
Mantenha as costas eretas, o peito aberto, a respiração suave, o olhar fixo em um ponto e a concentração em sentir-se firme. Com as mãos juntas em frente ao peito ou acima da cabeça, permaneça de 30 segundos a um minuto, repita com a outra perna.
 
Pratique e sinta-se conectado com a terra e estável como uma árvore. Namastê!

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Vai passar

Gostei muito de uma música nova da Sandy que diz:

"Invernos, Impérios, Mistérios
Lembranças, Cobranças, Vinganças
Assim como a dor, que fere o peito
Isso vai passar também
E todo o medo, o desespero e a alegria
E a tempestade, a falsidade, a calmaria
E os teus espinhos e o frio que eu sinto
Isso vai passar também
Saudades, Vaidades, Verdades
Coragem, Miragens e a imagem no espelho
Como a dor, que fere o peito
Isso vai passar também"

Meditando, semana passada, eu me senti uma partícula entre galáxias. Uma coisa é pensar nisso, como naquela cena final de ‘MIB – Men in Black’, que me impressionou quando mais nova. Outra coisa é sentir. Suas preocupações ganham outra dimensão, ficam tão pequenas!
Tudo isso, que a música diz, existe, e vem e vai e dói de vez em quando e de novo e de novo. Mas é tudo insignificante quando sabemos que, na verdade, somos eternos e somos aquilo que está além dessas flutuações. Somos o que não muda.
Cortar o dedo com o papel, não é nada, mas dói. Não devo me preocupar com o fato de terminar mais um relacionamento. Não é nada, dentro da grandeza do Universo.

Não me culparei por perdê-lo, não me culparei pela louça na pia, pelos quilos ganhados. Substituo isso por fé, força, equilíbrio e paz.
O corpo pode perecer, a mente pode sofrer, Eu continuo a mesma. Nem melhor, nem pior, só mais consciente.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Mais uma data importante que eu divulgo aqui pra vocês. Quem não pôde aproveitar o Guru Purnima - como eu - não perca essa oportunidade.

"Comemoração do Aniversário do Guru Swami Sivananda – 2010

Dia 8 de Setembro.

O dia do aniversário do Guru é considerado a data mais importante do ano para práticas intensivas de yoga, para conexão com o guru espiritual e expansão da consciência, além de benefícios em todas as áreas da vida.
Neste ano vamos ter uma prática intensiva com várias técnicas de yoga, pranayamas e meditações no Jardim Botânico (um local de grande beleza natural); e em seguida teremos um Puja (ritual tradicional) no Instituto Sivananda com recitação de Mantras em Sânscrito. Especialmente neste ano incluindo os poderosos Hinos: Sri Rudram, Sri Suktam, Purusha Suktam e Narayana Suktam. Excelentes para saúde, paz, e prosperidade.

Dia 3 de Setembro 2010 – Sexta-feira

Satsanga Especial – das 20 às 22h.
Evento gratuito e aberto a todos!
Reunião tradicional com canto de Mantras, Meditação, palestra, arati e prasad.

Dia 7 de Setembro – 3ª feira

Prática Intensiva no Jardim Botânico de São Paulo e
no Instituto Sivananda.
Investimento R$ 160,00

Programação

Saída do Inst. Sivananda às 8:30h.
Chegada no Jardim Botânico às 9h.
9:15h. – Mantras e Meditação para conexão com o Guru
10h. – Asanas e Pranayamas
12h. – Práticas para despertar e harmonizar os chakras
12:45h. – Mantra Yoga para o desenvolvimento espiritual
13h. – Almoço (lanche vegetariano, frutas e iogurte)
14h. – Caminhada em trilha ou passeio em silêncio no parque
15h. – Palestra sobre os ensinamentos de Swami Sivananda
16h. – Meditação e Mantras Finais
Saída do Jardim Botânico às 16:30h.

18h. – Satsanga no Instituto Sivananda:
reunião com canto de Kirtans e Mantras
18:30h. – Puja, Ritual Tradicional para saúde, paz e prosperidade
20h. – Arati, Mantras Finais e distribuição de Prasad
(alimento consagrado com os Mantras durante o ritual).

Observações Importantes:

1. Cada participante deve trazer seu próprio Yoga Mat (esteirinha de yoga).
2. Trazer flores para guirlandas na 6ª feira.
3. Trazer frutas ou alimento sátivico nas Satsangas de 6ª f. e 3ª feira.
4. Confirmar a sua presença por e-mail ou telefone.
5. Chegar com antecedência de 15 min.

Local do Evento:
Jardim Botânico de São Paulo e
Instituto Sivananda – Divine Life Society Brasil
R. Dom Valverde, 108. – Ipiranga – São Paulo - SP
F: (11) 2272.1098 / 3399.6012
Visite o nosso site: www.DLS-saopaulo.org

Evento aberto a todos. Venha com seus amigos.
Inscrições abertas!
É uma data importante. Não perca!"

Encontro vocês lá?
Namastê!

;;
Related Posts with Thumbnails

Template by:
Free Blog Templates